Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI na 23ª Bienal: "Os literatos e a República"

EDUFPI na 23ª Bienal: "Os literatos e a República"

O livro Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo que chega a sua terceira edição está entre os catorze títulos levados à 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra da Prof.ª Dr.ª Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz apresenta os resultados finais da pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade de São Paulo. Assim como as demais publicações, a produção é um lançamento da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). A EDUFPI é a primeira editora piauiense presente no evento que reúne, este ano, cerca de 480 expositores em dez dias, segundo informações da Câmera Brasileira do Livro (CBL).

A obra da historiadora e membro da Academia Piauiense de Letras completa neste ano 20 anos da sua primeira edição se mantendo referência nos estudos sobre a cultura piauiense do século XIX e inicio do século XX. Por meio de uma perspectiva histórica sociocultural a Prof.ª Drª Teresinha Queiroz apresenta um panorama detalhado do Piauí através do olhar dos literatos, em especial de Clodoaldo Freitas e Higino Cunha.

Ao elaborar uma resenha sobre Os Literatos e a República a Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Magalhães destacou que "a ênfase na produção escrita de Clodoaldo Freitas e Higino Cunha não prejudica a amplitude do estudo, que mergulhando num manancial de fontes documentais ainda pouco exploradas, traz à tona um vasto panorama do Piauí do final do século XIX e início do século XX, que revela os engajamentos ideológicos, as lutas políticas, os projetos literários, bem como o choque entre a utopia republicana e o sistema político implantado no país a partir de 1889".